quinta-feira, 21 de março de 2013

DIFERENÇA, ESTIGMA E EDUCAÇÃO

Serviço Público Federal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA

CÓDIGO: EED 7102
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO, DIFERENÇA, ESTIGMA CRÉDITOS: 03
Profa. Ida Mara Freire
1ª. Fase Semestre 2013.1

Ementa:  Teorias modernas e contemporâneas sobre o juízo perceptivo de si e do outro. Introdução ao estudo sistemático dos conceitos  vinculados com os processos de diferenciação individual e social e sua repercussão no contexto escolar.  Alteridade, Diálogo e Ética na Educação.
Súmula
Teorias, conceitos,  juízo perceptivo de si e do outro no contexto escolar.  Alteridade, Diálogo e Ética na Educação.
                                                                                   
OBJETIVO GERAL E/OU ESPECÍFICO:
·      Proporcionar ao estudante estudo das teorias, conceitos filosóficos, antropológicos, psicológicos, envolvidos nas relações intergrupais e interindividuais e analisar suas repercussões no contexto escolar.
·      Discutir os conceitos, felicidade,  ética, igualdade, diferença, estigma, estereótipos, preconceito, identidade social e alteridade.
·      Examinar a prática pedagógica no trato da diferença [social e individual] no ambiente educacional.

Plano de Ensino

Unidade I: A diferença na  formação docente
Percepção de si e do outro e a noção de felicidade
Diferenças  individuais ,Diversidade étnico-racial
Diversidade Cultural, socioeconômica, religiosa  Brasil e África do Sul.

Unidade 2:  Estereótipos, Estigma e Preconceito
Juízo Perceptivo  e a formação dos Estereótipos
Estigma: a identidade deteriorada
O preconceito no ambiente escolar

Unidade 2: Igualdade, Ação Afirmativa, Ética
A igualdade e suas implicações
Compreensão e Política
Ações afirmativas e desenvolvimento social
Cotas na educação: acesso à(e) diversidade
Juízo ético
Unidade 4:  Identidade e Diferença
Identidade e a diferença como pedagogia

Unidade 5:  Alteridade, Diálogo  e Estética na Educação Contemporânea.
Diálogo entre as diferenças e a noção de felicidadania
Alteridade, arte e educação – experiências e trajetórias escolares


BIBLIOGRAFIA SELECIONADA:                                                                            
ARENDT, Hannah (1993) A dignidade da Política. Rio de Janeiro. Relume-Dumará.

AQUINO, Julio Groppa. (1998) Diferenças e preconceito na escola: alternativas e práticas. São Paulo, Summus Editorial. 1998

Bauman, Zygmunt. (2009) A Arte da vida.Rio de Janeiro: Zahar.

(video acessado em -07/09/2012

BURBULES, Nicholas & RICE,  Suzanne (1993)  Diálogo entre as diferenças: continuando a conversação. in: SILVA, Tomaz. (org. ) Teoria  educacional crítica em tempos pós-modernos.  Porto Alegre: Artes Médicas.

DUQUE-ESTRADA,  Paulo César (2001) Ética e Desconstrução em Derrida. Rio de Janeiro: Loyola.


EPICURO. (1973) Carta sobre a felicidade (a Meneceu). São Paulo. UNESP

FREIRE, Ida Mara(2010) Entre o pensar e o conhecer: um lugar para a diferença na formação de professores. Perspectiva  v. 28, n. 1. Florianópolis. NUP/UFSC.

FREIRE, Ida Mara (2011) Ação política e afirmativa: dança e corpo no discurso  educacional sul-africano pós-apartheid. Revista O teatro transcende.  Vol. 16, No. 2 Blumenau. FURB.

GOFFMAN, Erving. (1988), Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução de Márcia B.M.L. Nunes. 4ª. Ed. Rio de Janeiro, Guanabara. p.137-150.

GONÇALVES SILVA, Petronilha Beatriz. (2002) Experiências Étnico-Culturais para a Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica.

HALL, Stuart. (2004), A Identidade cultural na pós-modernidade. 9ª . ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&ª.

LARROSA, Jorge & LARA, Nuria Pérez (1998) Imagens do Outro. Petrópolis RJ: Vozes.
MERLEAU-PONTY, Maurice (2004), “ O homem visto de fora”. In: M. Merleau-Ponty.  Conversas -1948.  São Paulo: Martins Fontes.
PAIXAO, Marcelo Jorge P. (2003), Desenvolvimento Humano e relações raciais. Rio de Janeiro, DP&A.

RIOS, Terezinha Azerêdo (2001).  Compreender e Ensinar. São Paulo. Cortez.

SERIE PENSAMENTO NEGRO E EDUCAÇÃO. (2002) Multiculturalismo e a Pedagogia Multirracial e Popular . Florianópolis: Atilènde, v. 8, dezembro.

SILVA, Franklin Leopoldo. (2012) O outro. São Paulo. Martins Fontes
SINGER, Peter. (1994), “A Igualdade e suas implicações”, in P. Singer. Ética Prática. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo, Martins Fontes, p.25-64.

TAJFEL, Henri. (1982), Grupos humanos e categorias sociais. Tradução de Lígia Amâncio. Lisboa, Livros Horizonte; vol. I e II.

WOODWARD, Kathryn. (2004), Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: T.T da Silva (org) 3ª. Ed. Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes. p.7-72.

Atividades de Ensino-Aprendizagem
Leitura e Escrita: a aula será pautada nas atividades de leitura e escrita acerca de temas acima propostos.

*      Ler para aprender – escrever para aprender
Texto: BERNARDO, Gustavo. Educação pelo argumento. Rio deJaneiro: Rocco; 2000.
*     Argumentação.
Texto de Juvenal Savian Filho. (2012) Argumentação: a ferramenta do filosofar. São Paulo. Martins Fontes
*      Maneiras de estudar
Texto: NORTHEDGE,  Andrew. Técnicas para estudar com sucesso. Tradução: Susana M. Fontes e Arlene D. Rodrigues. Florianópolis SC, The open University e UFSC, 1998.
*    Análise crítica de campanha publicitárias que “vendem” a felicidade.
*     Estudo dos videos acerca da noção da felicidade  e cidadania na filosofia


Avaliação
Participação e Freqüência.
Elaboração de ensaio  com vistas à sistematização de estudos.
Apresentação de seminários pautados em entrevistas com pessoas vinculadas aos grupos estigmatizados pela sociedade.

E-mail: ida.mara.freire@ufsc.br
www.educaestigma.blogspot.com





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