Serviço
Público Federal
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO
DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO
ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO
CURSO
DE PEDAGOGIA
CÓDIGO: EED 7102
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO, DIFERENÇA, ESTIGMA
CRÉDITOS: 03
Profa. Dra. Ida Mara Freire
1ª. Fase Semestre 2014.1
Ementa: Teorias modernas e contemporâneas sobre o
juízo perceptivo de si e do outro. Introdução ao estudo sistemático dos
conceitos vinculados com os processos de
diferenciação individual e social e sua repercussão no contexto escolar. Alteridade, Diálogo e Ética na Educação.
OBJETIVO GERAL E/OU ESPECÍFICO:
· Proporcionar ao
estudante estudo das teorias, noções e conceitos filosóficos, antropológicos, psicológicos,
envolvidos nas relações intergrupais e interindividuais e analisar suas
repercussões no contexto escolar.
·
Discutir os
conceitos: felicidade, ética, igualdade, diferença, estigma,
estereótipos, preconceito, identidade social, responsabilidade e alteridade.
·
Examinar a
prática pedagógica no trato da diferença [social e individual] no ambiente educacional.
Plano de Ensino
“O preconceito é a categoria do pensamento e
do comportamento cotidianos. Os preconceitos sempre desempenham uma função
importante também nas esferas que, por sua universalidade, encontram-se acima
da cotidianidade; mas não procedem essencialmente dessas esferas, nem aumentam
sua eficácia; ao contrário, não só a diminuem como obstaculizam o
aproveitamento das possibilidades que elas comportam. Quem não se liberta de
seus preconceitos artísticos, científicos e políticos acaba fracassando,
inclusive pessoalmente.” Agnes Heller, O Cotidiano e a história, 1992 p. 43.
Unidade I: Teorias da Diferença
Percepção de Si e do outro
Corpo e Alteridade no Brasil e África do Sul – experiências educativas
da diferença
Unidade 2: Entre
o Pensar e o Conhecer a diferença na Escola
Juízo Perceptivo e a formação dos Estereótipos
Estigma: a identidade deteriorada
O preconceito no ambiente escolar
Unidade 3: Igualdade,
Ação Afirmativa, Ética na Educação
A igualdade e suas implicações
Compreensão e Política
Ações afirmativas e desenvolvimento
social
Cotas na educação: acesso à(e) diversidade
Juízo ético
Unidade 4: Alteridade
e Responsabilidade: o acolhimento no
espaço escolar
Diálogo entre as diferenças e a
noção de felicidadania
Responsabilidade na experiência de
educar
Alteridade, arte e educação –
experiências e trajetórias escolares
BIBLIOGRAFIA SELECIONADA:
ARENDT,
Hannah (1993) A dignidade da Política.
Rio de Janeiro. Relume-Dumará.
BAUMAN, Zygmunt. (2009) A Arte da
vida.Rio de Janeiro: Zahar.
BOTON, Alain . http://nicholasgimenes.blogspot.com.br/2010/05/filosofia-para-o-dia-dia-epicuro-e.html
(video
acessado em -07/09/2012
BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude (2013). Os
herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis. Editora UFSC.
CARVALHO, Ana Rita Teixeira (2013).
Ver ou não ver o outro: da extinção do eu à busca da alteridade. Projeto de
Estágio. Universidade de Coimbra.
EPICURO. (1973) Carta sobre a
felicidade (a Meneceu). São Paulo. UNESP
FREIRE, Ida Mara(2010) Entre o
pensar e o conhecer: um lugar para a diferença na formação de professores. Perspectiva v. 28, n. 1. Florianópolis. NUP/UFSC.
FREIRE,
Ida Mara (2011) Ação política e afirmativa: dança e corpo no discurso
educacional sul-africano pós-apartheid. Revista O teatro transcende. Vol.
16, No. 2 Blumenau. FURB.
GOFFMAN, Erving. (1988), Estigma: notas sobre a manipulação da
identidade deteriorada. Tradução de Márcia B.M.L. Nunes. 4ª. Ed. Rio de
Janeiro, Guanabara. p.137-150.
GONÇALVES SILVA, Petronilha Beatriz. (2002) Experiências Étnico-Culturais
para a Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica.
HALL, Stuart. (2004), A Identidade cultural na pós-modernidade.
9ª . ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de
Janeiro: DP&ª.
LARROSA, Jorge & LARA, Nuria
Pérez (1998) Imagens do Outro.
Petrópolis RJ: Vozes.
PAIXAO, Marcelo Jorge P. (2003), Desenvolvimento Humano e relações raciais.
Rio de Janeiro, DP&A.
RIOS, Terezinha Azerêdo
(2001). Compreender e Ensinar. São Paulo. Cortez.
ROCHA, Julia Siqueira (2010). Violências na escola. Florianópolis:
Insular.
SANTE, Carmine di. (2005). Responsabilidade: o eu-para o outro. São
Paulo: Paulus.
SERIE PENSAMENTO NEGRO E EDUCAÇÃO.
(2002) Multiculturalismo e a Pedagogia
Multirracial e Popular . Florianópolis: Atilènde, v. 8, dezembro.
SILVA, Franklin Leopoldo. (2012) O
outro. São Paulo. Martins Fontes
SINGER, Peter. (1994), “A Igualdade
e suas implicações”, in P. Singer. Ética
Prática. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo, Martins Fontes,
p.25-64.
TAJFEL, Henri. (1982), Grupos humanos e categorias sociais. Tradução
de Lígia Amâncio. Lisboa, Livros Horizonte; vol. I e II.
WOODWARD, Kathryn. (2004),
Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: T.T da Silva
(org) 3ª. Ed. Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes. p.7-72.
Atividades de Ensino-Aprendizagem
I- Compreensão:
Leitura e Escrita: a aula será
pautada nas atividades de leitura e escrita acerca de temas acima propostos.
Ler para aprender – escrever para aprender
Texto: BERNARDO, Gustavo. Educação pelo argumento. Rio deJaneiro: Rocco;
2000.
Argumentação.
Texto de
Juvenal Savian Filho. (2012) Argumentação: a ferramenta do filosofar. São
Paulo. Martins Fontes
Maneiras de estudar
Texto: NORTHEDGE, Andrew. Técnicas
para estudar com sucesso. Tradução: Susana M. Fontes e Arlene D. Rodrigues.
Florianópolis
SC, The open University e UFSC, 1998.
Análise crítica de campanha publicitárias que “vendem”
a felicidade.
Estudo dos videos acerca
da noção da felicidade e cidadania na
filosofia
II- Contexto: Análise de videos
filosóficos:
· A noção de Felicidade em
Epicuro
· A noção de sofrimento em Nietszche (reposição)
· Montaigne e a auto-estima
· Sócrates e a
auto-confiança (reposição)
· Stone Water – Corpo e
alteridade na África do Sul
III- Exploração
Criativa e Avaliação
Participação e Freqüência.
Elaboração de análise de campanhas
publicitárias acerca da Felicidade
Elaboração de Comentários críticos
acerca dos vídeos estudados.
Elaboração de ensaio crítico com vistas à sistematização de estudos.
Apresentação de seminários pautados
em entrevistas com pessoas vinculadas aos grupos estigmatizados pela sociedade,
acerca da sua experiência escolar.
CRONOGRAMA
Semana1
Apresentação do Tema
Palestra; Dora
Eu e o Outro
Vídeo Stone Water
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Semana2
Teorias da Diferença
Do Estigma à Alteridade
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Semana3
Percepção de Si e do outro
e a noção de Felicidade em Epicuro
Exploração criativa:
Análise de campanhas
Publicitárias que “vendem” atributos da Felicidade
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Semana4
Compreensão: a ação de ler
e escrever com a experiência do pensamento.
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Semana5
Compreensão: Estudo sistemático
do texto Entre o pensar e o conhecer.
Parte I estrutura do fichamento analítico:
Introdução estigma, estereótipos e preconceito.
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Semana6
Compreensão: Estudo
sistemático do texto Entre o pensar e o conhecer.
Parte II - da diferença, da igualdade e dos direitos
humanos
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Semana7
Compreensão: Estudo
sistemático do texto Entre o pensar e o conhecer.
Parte III: Igualdade um
princípio de Justiça.
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Semana8
Compreensão: Estudo
sistemático do texto Entre o pensar e o conhecer.
Parte IV: Igualdade de
Consideração e Juízo Ético
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Semana9
Compreensão: Estudo
sistemático do texto Entre o pensar e o conhecer.
Parte V: A ação afirmativa.
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Semana10
Contexto: Vídeo; Montaigne
e a autoestima
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Semana11
Exploração criativa:
Elaboração de Ensaio Crítico
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Semana12
Exploração criativa:
Elaboração de roteiro de
Entrevista – Estigma e narrativas escolares
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Semana13
Contexto:
Realização das Entrevistas
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Semana14
Compreensão:
Preparação dos Seminários
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Semana15
Compreensão:
Apresentação dos
Trabalhos Parte I
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Semana16
Compreensão:
Apresentação dos
Trabalhos Parte II
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Semana17
Revisão e Recuperação
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Semana18
Finalização das atividades.
Esclarecimentos, etc.
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E-mail: ida.mara.freire@ufsc.br
www.educaestigma.blogspot.com
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