quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Felicidadania

Capítulo 4 - Livro Compreender e Ensinar

http://www.scribd.com/doc/8552687/Compreender-e-Ensinar

Resumo feito por Sheila Kimura

Capítulo 4 – Felicidadania
Cidadania + Felicidade
⇒Cidadania identifica-se com a participação eficiente e criativa no
contexto social, o exercício concreto de direitos e a possibilidade de experiências da felicidade, e esta entendida como concretização da vida, como realização.
⇒Cidadania e felicidade têm seu significado confirmado no espaço social
em que se instale a democracia.
Cidadania
Que ganha seu sentido num espaço de participação democrática, na
qual se respeita o princípio ético da solidariedade.
Grécia –cives: era propriamente o sócio da cidade, aquele que
possuía direitos e deveres comuns a todos os cidadãos e participava
ativamente das decisões coletivas.
Democracia
 Nas sociedades capitalistas contemporâneas, a cidadania vai se
identificar com a possibilidade de participar, através do voto, de decisões
políticas.
Democracia representativa
articulada com:
Democracia representativa

Guarda uma referência a algo de boa qualidade – a algo que se exercita como se deve ser, na direção do bem comum.
Perspectiva ética
⇒“(...) o trabalho docente competente é um trabalho que faz bem. É
aquele em que o docente mobiliza todas as dimensões de sua ação com o objetivo de proporcionar algo bom para si mesmo, para os alunos e para sociedade. Ele utiliza todos os recursos de que dispõe e o faz de maneira crítica, consciente e comprometida com as necessidades concretas do contexto social em que vive e desenvolve seu ofício”.
⇒A docência de melhor qualidade, que temos de buscar continuamente,
se afirmará na explicação dessa qualidade – o quê, por quê, para quê,
para quem. Essa explicação se dará em cada dimensão de docência.
o
Na dimensão técnica, que diz respeito à capacidade, comportamentos e atitudes – e à habilidade de construí-los e reconstruí-los com os alunos;
o
Na dimensão estética, que diz respeito à presença da
sensibilidade e sua orientação numa perspectiva criadora;
o
Na dimensão política, que diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres;
o
Na dimensão ética, que diz respeito à orientação da ação, fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.
⇒Para um professor competente, não basta dominar bem os conceitos da
área – é preciso pensar criticamente no valor efetivo desses conceitos para a inserção criativa dos sujeitos na sociedade. Não basta ser criativo – é preciso exercer sua criatividade na construção do bem estar coletivo. Não basta se comprometer politicamente – é preciso verificar o alcance
desse compromisso, verificar se ele efetivamente dirige a ação no
sentido de uma vida digna e solidária.
Capítulo 4 – Felicidadania
Cidadania + Felicidade
⇒Cidadania identifica-se com a participação eficiente e criativa no
contexto social, o exercício concreto de direitos e a possibilidade de experiências da felicidade, e esta entendida como concretização da vida, como realização.
⇒Cidadania e felicidade têm seu significado confirmado no espaço social
em que se instale a democracia.
Cidadania
Que ganha seu sentido num espaço de participação democrática, na
qual se respeita o princípio ético da solidariedade.
Grécia –cives: era propriamente o sócio da cidade, aquele que
possuía direitos e deveres comuns a todos os cidadãos e participava
ativamente das decisões coletivas.
Democracia
 Nas sociedades capitalistas contemporâneas, a cidadania vai se
identificar com a possibilidade de participar, através do voto, de decisões
políticas.
Democracia representativa
articulada com:
Democracia representativa
⇒Coutinho: Democracia é sinônimo de soberania popular. Ou seja:
podemos definí-la como a presença efetiva das condições sociais e institucionais que possibilitam ao conjunto dos cidadãos a participação ativa na formação do governo e em conseqüência, no controle de vida social. Uma verdadeira democracia é um processo que implica não só modificações políticas, mas também modificações econômicas e sociais.
⇒Dagnino: “emergência de uma nova noção de cidadania” e a visão
liberal:
Na nova cidadania, há possibilidade de não só usufruir dos
direitos existentes, mas de inventar novos direitos;
A nova cidadania se dá como uma estratégia dos
excluídos, com a definição dos direitos pelos que não são
considerados cidadãos;
A nova cidadania se constitui num desenho mais igualitário
das relações sociais;
A nova cidadania inclui não só a relação do indivíduo com
o Estado, mas a relação com a sociedade civil;
A nova cidadania reivindica não a “inclusão” no sistema
político, mas o direito de participar na própria definição do
sistema;
A nova cidadania leva em conta a diversidade de questões
emergentes
nas
sociedades
contemporâneas, principalmente nas latino-americanas: as questões de gênero, de saúde, de meio ambiente, etc.
⇒Canclini: ultrapassar a “noção estatizante de cidadania” e considerar no
conceito não apenas a referência que este guarda em relação aos
direitos à igualdade, mas também em relação aos direitos à diferença.
⇒A relação entre cidadania e democracia explica-se também no fato de
que ambas são processos. O empenho de uma democratização, assim
como de uma construção constante da cidadania.

Felicidade
É realizando sua tarefa de cidadão que cada individuo “pode dar prova
de suas qualidades e experimentar a felicidade especificamente humana
da vida ativa”.
Felicidade como objetivo de uma vida que se experimenta
coletivamente.
Para Aristóteles, a finalidade da ação humana é a felicidade – atividade
racional
Viver criativamente
Nodari: “para ser feliz, o homem deve viver pela inteligência e segundo
a inteligência”.
Na experiência da felicidade tem-se o envolvimento pleno das
capacidades do ser humano
Marina: inclui “o agradável, o interessante, o belo, o
estimulante e o alegre”.
Se afirmarmos que felicidade é outro nome para o bem comum e que o
bem comum é o bem coletivo, bem público, queremos dizer que ela se
identifica com a possibilidade de participar criativamente da sociedade.
Alteridade e autonomia
É no convívio que se estabelece a identidade de cada pessoa, na
sociedade.
Conjuga característica singulares de um individuo à situação em que ele está.

Identidade – algo construído nos limites da existência social dos
sujeitos.
Somos o que somos porque estamos numa
determinada circunstância.
Galeano: “Somos (...) o que fazemos para transformar o que somos. A
identidade não é uma peça no museu, quietinha na vitrine, mas a
sempre assombrosa síntese das contradições nossas de cada dia”.
Princípios que estão presentes na reflexão ética – respeito mútuo,
da justiça, do diálogo, da solidariedade.
Todos apontam para algo que é o núcleo da relação
intersubjetiva que se pauta pela ética: o
reconhecimento do outro.
Relação social – relação entre sujeitos
– relação sistemática
Não posso dizer que sou eu, se não sou
reconhecido pelo outro e se não o reconheço
como alguém como eu.
Diferente e igual
O contrario de igual é desigual e não diferente.
Conotação política e
social.
A afirmação da identidade se dá na possibilidade da existência da
diferença e na luta pela superação da desigualdade.
Ricoeur: “o poder existe quando os homens agem juntos: ele
desaparece a partir do momento em que eles se dispersam”.

competente contribuirá para a formação da cidadania não apenas do aluno, mas do próprio professor – uma vez que o que se diz a respeito da pessoa que se deseja formar é exatamente o mesmo que se deve exigir para a pessoa formadora, para o docente.
2. Construir a felicidadania, na ação docente, é tomar como referência o
bem coletivo.
Domínio dos conhecimentos necessários;
Definição e o desenvolvimento de conteúdos voltados para
as demandas concretas do social;
Escolha de recursos efetivamente mediadores para a
socialização de conhecimentos e valores;
Consciência das finalidades e das implicações das ações e
a reflexão constante sobre o fundamento do trabalho.
Elementos definidores da boa qualidade
Na direção do bem coletivo.
3. Construir a felicidadania, na ação docente, é envolver-se na elaboração
e desenvolvimento de um projeto coletivo de trabalho.
Passado como memória e tradição, e o futuro, como projeto.
Severino: “A escola é o lugar do entrecruzamento do projeto coletivo e
político da sociedade com os projetos pessoais e existenciais dos educadores. É ela que viabiliza a possibilidade de as ações pedagógicas dos educadores tornarem-se educacionais, na medida em que as impregna das finalidades políticas da cidadania que interessa aos educandos”.

Projetos – mapas para o trabalho do coletivo na escola
“O mapa é a certeza de que existe o lugar”.
Caráter utópico do trabalho pedagógico
⇒Aponta para algo ideal – que ainda não existe, mas que pode vir a
existir.
4. Construir a felicidadania, na ação docente, é instalar na escola e na aula
uma instância de comunicação criativa.
Relação professor-aluno: relação comunicativa
No processo de ensino-aprendizagem, o professor, ao comunicar-se
com os alunos faz com que comuniquem-se uns com os outros e
com a realidade, com os conhecimentos e os valores.
A linguagem é o instrumento para entrar em relação com os alunos,
sua realidade e suas experiências
Múltiplas as linguagens: a corporal, a escrita e a falada.
A palavra do professor conduz à aventura de pensar o mundo e
apropriar-se dele de uma maneira peculiar.
Para construir o bem comum, é necessário tornar comum o saber,
romper com a idéia do conhecimento como propriedade privada, colocar ao alcance de todos os que se produz, para que seja apropriado e transformado.
Comunicação pedagógica se realiza efetivamente no diálogo.
Este se faz na diferença e na diversidade.
Falamos em comunicação criativa: não só como um gesto do
professor que “faz saber ao aluno alguma coisa”, mas um gesto do aluno, que, no processo comunicativo, “faz saber – constrói conhecimento cria cultura e história – com o professor e os colegas”.
5. Construir a felicidadania, na ação docente, é criar espaço, no cotidiano
da relação pedagógica para a atividade e a alegria.
Festa promovida pelo corpo docente da escola na relação com o
corpo discente.
Está relacionada ao sentimento positivo de saborear o
mundo, quando se sabe dele. E também ao sentimento de
partilha.
A felicidade está presente quando se aprendem os conteúdos
necessários para a inserção na sociedade, quando se respeitam os
direitos de todos, quando se aprimoram as condições de trabalho.
A ação do professor será de boa qualidade quando for “plena de vida, de
força, de inteligência e de alegria”
6. Construir a felicidadania, na ação docente, é lutar pela criação e pelo aperfeiçoamento constantes de condições viabilizadoras do trabalho de boa qualidade.
Condições infra-estruturais para o trabalho.
São boas condições “saber filosofia”, “ter habilidade para ensinar” –
responsabilidade do docente – e também “ter um salário digno”, “ter
tempo para preparar e avaliar o trabalho”, “ter classes com número de
alunos condizentes com a natureza do trabalho”, “ter apoio dos colegas na organização do projeto coletivo”, “ter salas iluminadas e arejadas e material pedagógico de apoio”.
São boas condições a atitude crítica e responsável, da parte do docente,
e também o respeito a todos seus direitos, da parte dos alunos, dos
colegas, da direção, dos dirigentes do sistema educativo.

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